Advertisement Dubai, futuro promissor - 15 Destinos

Dubai, futuro promissor

Dubai, futuro promissor

O setor do turismo no Dubai não para de aumentar os seus registos. As previsões apontam para um crescimento de 7 a 9 % ao ano e, em 2014, essa percentagem cifrou-se nos 8,2, o que perfez 13,2 milhões de pessoas a visitar anualmente o emirado.

A maior fatia destes visitantes chega devido aos negócios e é por isso que as autoridades competentes apontam para os 20 milhões de entradas em 2020. Ambicioso? Nem por isso, basta olhar para o poderio e para o potencial dos Emiratos Árabes Unidos. Isto apesar da queda do preço do barril de petróleo e da crise generalizada na Europa e nos EUA.

A solução passa pela atual política de aposta noutros mercados, como a Arábia Saudita, Índia, China, África e Sudoeste asiático. Mais uma vez, as diferenças em relação a outros destinos turísticos do Médio Oriente (como o Egito, por exemplo) estão à vista. Para o Dubai não se enchem voos charters nem se reservam pacotes de Tudo Incluído. Aqui, a aposta é em ligações aéreas regulares e programas feitos à medida que podem passar por conferências internacionais ou feiras de prestígio.

É dessa forma que são preenchidas as quase 100 mil camas de oferta do Dubai, distribuídas por um universo de cerca de meia centena de hotéis de topo. Restaurantes de assinatura também não faltam. Nem os famosos centros comerciais onde tudo se vende e se compra. Nesta pátria de modernidade e ar condicionado, onde a paisagem muda rapidamente, à velocidade da construção, há tempo para lembrar a História. É que a cidade que nasceu das areias é habitada desde o século XVIII. E isso percebe-se num curto passeio pela cidade velha, com os seus mercados mais tradicionais ou os barcos típicos (os dhows), ideais para um passeio inesquecível no mar ou no rio. A perspetiva vai surpreender. Ver, em terra, o Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo com 828 metros, impressiona. E o que dizer da Palm Island, a ilha artificial em forma de palmeira? Ou as outras trezentas feitas por mão humana que formam The World? Há tanto para ver e escolher, não admira que o destino Dubai seja cada vez mais procurado.